Justamente no ano de 1997 um caso muito interessante aconteceu na Nossa Santo Ângelo, onde as evidências físicas do pouso de alguma aeronave desconhecida marcaram essa história.
Era Terça-feira dia 25 de fevereiro e a senhora Vanda Polansky estava assistindo a novela com a seus familiares quando ouviu um barulho como se fosse um motor de moto ou de carro em ponto morto. Ao sair para averiguar deparou-se com uma cena estranha. Eram bolas de luz avermelhadas que subiram aos céus e logo desapareceram.
A poucos metros da casa de Vanda a família de Juvenal Porazzi também foi surpreendida com o mesmo barulho, descrevendo posteriormente como o barulho de um helicóptero e puderam verificar que por trás de seu galpão um clarão muito forte deu início ao mesmo fenômeno observado por seus vizinhos, os Polansky.
Dois dias depois, na noite de quinta-feira dia 27, por volta das 22h, os mesmo barulhos foram ouvidos pelos Porazzi. No dia seguinte, sexta-feira 28 de fevereiro, ao estarem na sua lavoura de milho perceberam que algumas áreas da plantação apresentavam áreas amassadas.
No mesmo dia 28 nas dependências da empresa Frangomil, o gerente da empresa Arno Dresh encontrou uma área de 300 metros da plantação de pasto amassada em forma circular.
Estava construído o mistério e logo a história ganhou os jornais, estações de rádio e televisão.